Pular para o conteúdo principal

Pistache que delícia...e nutritivo


O pistache ou pistáchio (Pistacia vera)
Alguém já experimentou semear em Portugal???

A árvore Pistacia vera, nativa do sudoeste asiático, varia entre 5 a 7 metros de altura e pode viver até mais de 300 anos. Produz o fruto com a forma ovóide chamado pistáchio.
Países como o Irão, a Síria e Israel, Austrália, Estados Unidos, Turquia e China são produtores de pistáchio.

 São ricos em Tiamina (vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2), Niacina (vitamina B3), Vitamina A, Vitamina E, Arginina (importante na divisão celular e na cicatrização de feridas), Fósforo, Magnésio, Potássio, Ferro, Zinco, Cálcio e Selénio.
Os pistáchios ainda possuem óleo, hidratos de carbono, fibras e antioxidantes como Luteína e beta-caroteno

Os pistáchios são frequentemente consumidos crus ou torrados e salgados, tal como são os amendoins.
Também são utilizados no fabrico de gelados, bolos e pudins e na produção de fragâncias.

 Um estudo americano publicado no Journal of Nutrition sugere que o pistache é mais rico em betacaroteno e vitamina E do que outros tipos de nozes, e que, se incorporado à dieta, pode aumentar os níveis de antioxidantes no gue de pessoas adultas com colesterol alto.

 Clima e Solo:
 Em outras regiões produtoras, tem-se notado boa adaptação nas áreas cultivadas com a videira. Com relação ao solo, a principal limitação é a drenagem, já que as plantas não toleram solos encharcados.

Propagação:
O pistáchio pode ser propagado por sementes ou por enxertia de borbulhia

Reino: Plantae; Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Sapindales; Família: Anacardiaceae; Género: Pistacia; Espécie: P. vera.

Movimento Novos Rurais
Pessoas mais livres, plenas e felizes! https://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture


Comentários

  1. Gostaria de saber se ha cultivos de pistacio em portugal. O clima e solo parecem ser aptos para a cultura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GENGIBRE CURA GRIPE E RESFRIADO...CONFIRA

Benefícios do Gengibre
Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.
 O gengibre auxiliar no tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.


Chá  de Gengibre
Um pedaço pequeno de gengibre
3 dentes de alho
1 limão
1 e meia xícara de água

1-Lave bem os ingredientes
2. Em uma panela, coloque o gengibre picado e a água.
3-Leve ao fogo.
4-Deixe ferver por cinco minutos, acrescente o alho picado e desligue o fogo.
5-Adicione o limão em rodelas ou apenas o suco e abafe.
6Quando estiver…

Assa Peixe...sua capacidade curativa.

Tem no meu quintal,

O assa-peixe (Vernonia polyanthes) é uma planta medicinal bem comum no Brasil. Seu uso é indicado principalmente em casos de bronquite e tosse persistente. Nesses casos, o ideal é preparar a infusão com as folhas e tomar três vezes ao dia. O que pouca gente sabe é que o assa-peixe também é eficaz no tratamento das dores musculares. Para amenizar a dor, deve ser feito o uso tópico do mesmo chá em compressas no local afetado.
Os efeitos positivos do assa-peixe são confirmados por pesquisadores brasileiros. Seguindo o modo correto de preparo da infusão e respeitando as quantidades indicadas, é possível obter bons resultados com a receita de chá. Siga as instruções para fazer o remédio natural em casa.
Assa Peixe

Folhas do Assa-Peixe
Você vai precisar de:
3 g (1 colher de sopa) das folhas do assa-peixe picadas
150 ml (1 xícara de chá) de água

Modo de Preparo:
Primeiramente ferva a água. Depois adicione as folhas bem picadas, mantenha abafado por 10 minutos, coe e rese…

PITAYA- FRUTA DRAGÃO...

PITAYA- FRUTA DRAGÃO...
Outro dia estive em sítio de um senhor japonês e tive a oportunidade de conhecer uma plantação de PITAYA, uma fruta muito interessante e linda!!!aí pensei vou buscar informações sobre essa fruta e compartilhar aqui no meu blog.


A pitaya  fruta, nativa do México e de algumas regiões da América do Sul, ainda não é amplamente conhecida no Brasil. “A pitaya é considerada exótica devido a aparência diferente e o gosto bem original. O seu nome popular é fruta-do-dragão e o aspecto mais curioso do seu formato consiste nas inúmeras sementes localizadas na polpa que possui uma bonita coloração rosada.A sua flor é considerada uma das mais bonitas.
Essa cactácea nativa dos Andes foi levada pelos holandeses e franceses para a Ásia, onde é hoje largamente cultivada em Taiwan, Vietnam, Tailândia, Filipinas, Sri Lanka, e Malásia. É também encontrada em Okinawa, Hawai, Israel, Norte da Austrália e Sul da China. Existem três variedades, todas com a pele folhosa:


Pode-se consumir a …